São Paulo, 02 de julho de 2025 – O Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove, ao longo do mês de julho, dois eventos voltados à educação, atualização e especialização de profissionais e estudantes da área da saúde.
Neste sábado, 5 de julho, será realizado o I Seminário de Câncer de Pulmão em Pacientes Não Tabagistas (CPNT), sob a coordenação dos Drs. Carlos Teixeira, oncologista clínico e coordenador do Núcleo de Tumores Torácicos, e Cheng Tzu Yen, oncologista clínico e cocoordenador dos Núcleos de Tumores Torácicos e de Cabeça e Pescoço do Centro Especializado em Oncologia
O evento, presencial, é direcionado a alunos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, além de residentes e profissionais das áreas de Oncologia, Pneumologia e Patologia.
O debate sobre o tema torna-se cada vez mais necessário, especialmente diante das estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que indicam que, em 2025, cerca de 32 mil pessoas deverão ser diagnosticadas com câncer de pulmão. Entre esses casos, observa-se aumento na incidência da doença em pessoas não fumantes. Embora ainda sem dados precisos, essa tendência foi identificada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer e publicada em fevereiro de 2025, no periódico científico The Lancet Respiratory Medicine.
A programação do seminário inclui palestras e debates sobre as particularidades e as mais recentes atualizações no tratamento de pacientes com câncer de pulmão que nunca fumaram. O objetivo é promover o aprimoramento técnico dos participantes e apoiar, de forma mais qualificada, pacientes e familiares.
Dr. Carlos Henrique Andrade Texeira: CRM 108-859 – RQE 30484
Dr. Cheng Tzu Yen: CRM 139-532
Já no dia 26 de julho, o Hospital realiza o VI Simpósio de Fisioterapia Pélvica Hospitalar, de forma remota. O evento é coordenado por Dalila Gonçalves Duarte, fisioterapeuta pélvica, e é voltado a fisioterapeutas, médicos coloproctologistas, ginecologistas, urologistas e enfermeiros estomaterapeutas.
A proposta do simpósio é oferecer conteúdo inéditos, aprofundar o conhecimento na área de fisioterapia pélvica hospitalar e proporcionar oportunidades de networking com especialistas da área. A programação inclui palestras e debates com foco na qualificação de fisioterapeutas para atuação em ambientes hospitalares.
Serviço:
I Seminário de Câncer de Pulmão em Pacientes Não Tabagistas (CPNT)
Data: 5 de julho
Horário: das 8h30 às 13h
Modalidade do curso: presencial
Endereço: Rua Treze de Maio, 1815, Bela Vista – Auditório Bloco E
VI Simpósio de Fisioterapia Pélvica Hospitalar
Data: 26 de julho
Horário: das 7h30 às 12h15h
Modalidade do curso: online