Prevenção e tratamento precoce podem reduzir em até 90% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares

São Paulo, 22 de setembro de 2020 – No próximo dia 29 é celebrado do Dia Mundial do Coração, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de manter o coração saudável. As doenças cardiovasculares como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, são hoje as principais causas de morte no mundo e é responsável por 30% dos óbitos ocorridos no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os especialistas alertam: quanto antes começar a prevenção, mais efetivo será o tratamento. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), somente em 2020, 270 mil brasileiros já morreram por doenças cardiovasculares. A adoção de hábitos saudáveis e a conscientização sobre os fatores de risco para doenças coronarianas tornam-se ainda mais relevantes no atual momento de pandemia mundial. Para lembrar a data e alertar a população, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz iluminará a portaria e os espelhos d’agua da Unidade Paulista.

“As doenças cardiovasculares podem ser silenciosas no começo, o que leva o indivíduo a não se cuidar e evitar uma complicação do quadro”, explica Dr. Fabio Lario, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Muitas vezes os pacientes chegam no consultório quando estão com algum sintoma, e isso já pode ser um indicativo de que a doença está evoluindo para um quadro mais grave”, complementa.

Prevenção mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus

Com uma pandemia sem precedentes e com a população tendo que rever sua rotina e hábitos de vida, muitas pessoas reduziram a frequência da prática de atividades físicas ou passaram a ser sedentárias. Isso somado ao estresse, ao aumento do consumo de bebidas alcóolicas e do tabagismo podem influenciar diretamente na saúde do nosso coração. Para reverter a situação, é preciso se reinventar e retomar alguns pequenos hábitos, para que o corpo entre em um ritmo saudável.

O cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz esclarece que introduzir na sua rotina uma dieta mais saudável, rica em vitaminas, alimentos naturais, sem excessos, já é um bom começo principalmente em tempos em que as tentações na alimentação estão ainda maiores. “Evitar os alimentos ultra processados, gordurosos e com muito sal é essencial para manter a saúde do coração e reduzir os índices de colesterol, principal causador da aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas artérias. Essa gordura provocam o endurecimento e o entupimento dos vasos sanguíneos”, aponta Lario.

O médico ainda indica que a prática de 150 minutos de atividade semanal moderada oferece 98% dos benefícios para o coração. Esse tempo pode ser distribuído ao longo dos dias, como sessões de 10 minutos a 30 minutos, por exemplo.

Atividades moderadas como uma caminhada rápida, e afazeres cotidianos como ir a pé aos locais mais próximos da residência ou trabalho, ou ainda priorizar o uso de escadas aos elevadores podem ser facilmente incorporados à rotina diária e fazem grande diferença na saúde do indivíduo. Atividades que podem diminuir o estresse, como yoga e meditação, são bem-vindos nesse momento além de trazer mais qualidade de vida.

Outro ponto que anda preocupando os especialistas é a diminuição da procura por consultas de rotina, e da realização de exames de check-up, que são essenciais para manter o controle das doenças. “Já tínhamos uma dificuldade grande para conscientizar os pacientes para que começassem os exames preventivos o quanto antes, e com a pandemia, as coisas se agravaram”.

O médico explica ainda que é sempre importante tomar as medidas de higiene e precauções necessárias para combater o vírus da Covid-19, mas isso não pode ser um fator exclusivo no momento de procurar auxílio médico. “O paciente pode checar antecipadamente quais as medidas de segurança o Hospital está adotando, como ele deve seguir na consulta, e seguir as orientações. Deixar de acompanhar a sua saúde pode ser perigoso a longo prazo”, explica.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas, em 2020 a Instituição irá completar 123 anos. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde -, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Gerência de Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 22/09/2020 Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store