Pandemia e isolamento social podem ter retardado o diagnóstico precoce do câncer de próstata, estimam especialistas

O alerta é para que os homens não deixem de realizar os exames e não interrompam os tratamentos de câncer durante a pandemia

São Paulo, 4 de novembro de 2020 – Levantamento do Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que cerca de 66 mil novos casos de câncer de próstata sejam registrados no país em 2020, o que significa um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o tipo de tumor com maior incidência na população masculina no Brasil e no mundo. Novembro Azul é uma campanha mundial para alertar a sociedade sobre a importância da conscientização da doença, de seu diagnóstico e tratamento precoce.

Realizar check-up anualmente aumenta as chances da detecção precoce de tumores de próstata e impacta diretamente nas chances de cura dos pacientes, que chega a 90%, quando o câncer é descoberto nos estágios iniciais. No entanto, a chegada da pandemia da Covid-19 e o isolamento social necessário para evitar a propagação do vírus respiratório pode ter retardado o diagnóstico precoce do tipo de câncer mais prevalente na população masculina. Por isso, o coordenador do Centro Especializado em Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Carlo Passerotti, reafirma: “exames de check-up oncológicos são importantes de serem feitos rotineiramente mesmo em tempos de pandemia”.

Retardar ou deixar de realizar exames de check-up anualmente aumenta as chances de detecção da doença em estágio avançado. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que 20% dos tumores de próstata são diagnosticados tardiamente e 25% dos pacientes morre em decorrência da doença.

O Dr. Carlo Passerotti alerta que alguns dos tumores de próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, no entanto, se desenvolve lentamente, levando de 10 a 12 para atingir 1 cm³.

Serviço especializado

Os Centros Especializados em Urologia e em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está totalmente preparado para receber os pacientes sem Covid-19 com total segurança em tempos de pandemia, e adota todas as medidas sanitárias estabelecidas pelas entidades internacionais de saúde com fluxos rigorosos de atendimento para todos os pacientes, independentemente da patologia.

“Entendemos que vivemos um momento atípico, mas a evolução do câncer não espera o fim da pandemia, é importante que os pacientes sigam com a realização dos exames de rotina e não interrompam seus tratamentos e consultas, evitando que a evolução dos tumores acelere e interfira no sucesso dos desfechos clínicos”, alerta o Dr. Ariel Kann, oncologista do Cento Especializado em Oncologia.

O Centro baseia seu atendimento no mais moderno conceito de abordagem multidisciplinar, adotado pelos melhores centros especializados em oncologia do mundo. As equipes médicas e assistenciais atuam de forma integrada, oferecendo atendimento personalizado às necessidades de cada um de seus pacientes.

Tratamento do câncer de próstata

Cirurgia para extração do tumor de próstata radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia, são as opções de tratamento mais eficazes para esse tipo de câncer. O Dr. Ariel Kann reforça que a estratégia terapêutica é definida pelas equipes médicas de acordo com as características dos tumores e das condições clínicas de cada paciente. Os profissionais do Centro Especializado em Oncologia participam de forma ativa de pesquisas de novas medicações e terapias para garantir o avanço contínuo da ciência oncológica, e a introdução rápida dos mais modernos tratamentos ao alcance dos pacientes.

O Centro Especializado em Oncologia está intensamente envolvido em pesquisas clínicas com protocolos locais e mundiais, e oferece o que há de mais moderno e eficaz em termos de medicina diagnóstica e tratamento oncológico. Além disso, conta com um Centro de Cirurgia Robótica composto por uma equipe de cirurgiões habilitados e amplamente qualificados para a realização de cirurgias robóticas com o robô Da Vinci SI, que oferece imagens FULL HD com resolução 1.080 pixels e permite que os acessos cirúrgicos sejam realizados apenas com uma incisão e de menor extensão, reduzindo desta forma o tempo de internação e permitindo ao paciente retomar suas atividades mais rapidamente.

A Instituição também tem equipamentos de última geração para o diagnóstico cada vez mais precoce dos tumores prostáticos, como a ressonância magnética de 3 Tesla, aparelho que realiza exames até 25% mais rápida, além de contar com uma melhor resolução de imagens. O Hospital também disponibiliza biópsia com fusão de imagens, que une a imagem da ressonância com a do ultrassom, e que consegue localizar lesões bem pequenas, de 2-3 mm. Outro teste, mais moderno, é o PET-CT com marcador de PSMA, que auxilia na avaliação sistêmica e possibilita avaliar a localização da doença, ou seja, se o tumor encontra-se localizado somente na próstata.

Data: 04/11/2020 Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store