A infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) é uma infecção bacteriana que causa inflamação do estômago (gastrite), úlcera péptica e determinados tipos de câncer de estômago. A infecção por Helicobacter pylori, um tipo de bactéria, é a causa mais comum de gastrite e úlcera péptica em todo o mundo. A infecção é muito comum e aumenta com a idade. Até os 60 anos de idade, cerca de 50% das pessoas são infectadas.
Perguntas frequentes
O Helicobacter pylori é uma bactéria que infecta o revestimento do estômago e pode causar inflamação e úlceras.
A transmissão geralmente ocorre de pessoa para pessoa, através do contato próximo, oral-fecal ou oral-oral.
Os sintomas podem incluir dor abdominal, náuseas, inchaço, azia e, em alguns casos, úlceras no estômago ou no intestino.
O diagnóstico envolve testes respiratórios, exames de sangue, testes de fezes ou uma endoscopia com biópsia do estômago.
O tratamento geralmente envolve antibióticos para erradicar a bactéria, juntamente com medicamentos para reduzir a acidez gástrica.
Complicações podem incluir úlceras pépticas, gastrite crônica e um ligeiro aumento no risco de câncer de estômago.
A prevenção geralmente envolve práticas de higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar o compartilhamento de utensílios de comida e água segura. No entanto, a infecção por H. pylori é comum em todo o mundo e nem sempre pode ser evitada.