Saiba mais sobre a creatina

Saiba mais sobre a creatina

Ilustração de duas pessoas tomando creatina, uma em cápsulas e outra em um shake.

O ácido metilguanidinoacético, popularmente conhecido como creatina, é um composto de aminoácidos que se popularizou dentro das academias e nas práticas esportivas, mas que proporciona diversos benefícios para todas as pessoas, especialmente na regeneração das moléculas que fornecem energia para as células.

A creatina já é naturalmente produzida pelo organismo humano nas fibras musculares, porém, para atingir a quantidade necessária, é preciso buscar fontes externas, como o consumo de alguns alimentos, como carne vermelha, peixes e frango, ou por meio da suplementação, adotada por muitos adeptos das academias.

Embora amplamente associada ao ganho de massa e força muscular, a creatina exerce um papel fundamental na reposição rápida de ATP (Adenosina Trifosfato), essencial para a recuperação energética das células musculares do corpo todo. Sendo assim, ela é benéfica não apenas para atletas de alta performance, mas também para pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida e saúde muscular.

Atletas

A suplementação de creatina otimiza o desempenho em treinos de força e explosão, retardando a fadiga muscular e favorecendo a recuperação.

Não atletas

Em especial para pessoas acima dos 40 anos, a creatina ajuda a preservar a massa magra e a força muscular.

Idosos

Existem evidências científicas da atuação da creatina no combate à sarcopenia, uma condição natural de perda muscular associada ao envelhecimento.

Benefícios já descobertos da creatina

Mulher idosa exercitando-se para melhorar a força muscular e o desempenho físico.

Melhora a força muscular e o desempenho físico dos idosos nas atividades do dia a dia

Ilustração de uma mulher massageando as costas para reduzir a inflamação corporal.

Contribui para a redução da inflamação corporal

Sessão de fisioterapia para acelerar a reabilitação após imobilização.

Acelera o processo de reabilitação após um período de imobilização

Ilustração de um cérebro simbolizando o aumento da performance cognitiva.

Aumenta a performance cognitiva

Ilustração de um joelho destacando ossos e cartilagem.

Participa da formação de ossos e cartilagem

Escudo com símbolo de saúde protegendo contra vírus.

Melhora o sistema imunológico e protege as células

Num futuro próximo

Nos próximos anos, haverá destaques em estudos sobre a utilização da creatina para tratamentos e prevenção de doenças neurodegenerativas, como distrofia muscular, doença de Parkinson, doença de Huntington, além de outras patologias, como diabetes, osteoartrite e fibromialgia. Isso porque o composto pode auxiliar positivamente na performance cerebral, atuando como neuroprotetor e, assim, diminuindo a demanda cerebral por oxigênio e reduzindo a fadiga mental.

Com a palavra o especialista

Dr. João Polydoro, ortopedista e médico do esporte do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, traz esclarecimentos sobre algumas informações associadas à suplementação de creatina.

  1. “Um dos mitos mais conhecidos sobre a creatina é que sua utilização prejudica o funcionamento dos rins. Há uma confusão comum: o uso da creatina pode elevar temporariamente os níveis de creatinina no sangue, um dos marcadores usados para monitorar a função renal, mas isso não significa que haja dano aos rins.”
  2. “Outro mito é a ideia de que a creatina poderia afetar negativamente o fígado ou outros órgãos. Esses riscos estão associados a suplementações feitas sem orientação médica e ao uso de doses excessivas.”
  3. “A creatina, apesar de seus benefícios comprovados, exige um uso consciente e bem orientado. Dessa forma, o uso do suplemento deve ser sempre embasado em orientação especializada e ajustado às necessidades de cada pessoa.”
Nutrição Ortopedia Suplementação Texto

Veja Também

Leve Com Você
SOBRE VOCÊ

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store