O Hospital Alemão Oswaldo Cruz conquistou o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida, concedido pela ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) na categoria ouro. O Prêmio é um importante reconhecimento a empresas de diversos setores que desenvolvem práticas de excelência na melhoria da saúde e bem-estar de seus colaboradores. Essa foi a terceira vez que o Hospital está entre os vencedores na principal categoria.
A certificação ouro foi concedida a apenas cinco das 28 instituições de grande e médio porte finalistas da edição 2024. Para ser classificada com o selo ouro, as empresas precisavam garantir pontuação acima de 90% e evidenciarem a excelência em gestão e em manutenção de um ambiente de trabalho saudável que favorecesse a saúde, a segurança e o bem-estar de seus colaboradores. Entre os critérios avaliados pela ABQV estão iniciativas em prol da saúde mental e bem-estar dos cerca de 3,5 mil colaboradores, ações voltadas à diversidade, equidade, inclusão e práticas de ESG (Environmental, Social and Governance).
A conquista do Prêmio ABQV reflete o reconhecimento de ações consolidadas que o Hospital desenvolve em prol da saúde física e mental de sua força de trabalho, que contemplam também rituais de gestão que apoiam no fortalecimento da cultura, e do programa de segurança psicológica. Todas essas iniciativas somadas ao amadurecimento do programa ESG se desdobram em saúde e segurança de colaboradores, políticas de diversidade e diretrizes de desenvolvimento profissional.
De acordo com José Domingos Neto, gerente em Saúde Ocupacional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o prêmio coroa os constantes esforços da instituição para oferecer um ambiente de trabalho seguro onde haja a promoção e manutenção da saúde e bem-estar do colaborador.