Se chove lá fora, enche aqui dentro!

Esse é o dilema de muitos brasileiros, principalmente nessa época do ano, marcada por calor intenso e chuvas de verão. Em questão de minutos, ruas e até residências ficam submersas em alagamentos. Além dos transtornos imediatos, a água contaminada transmite diversas doenças.

O infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Filipe Piastrelli, alerta sobre os riscos: “As chuvas de verão aumentam significativamente a exposição da população a doenças infecciosas, como a leptospirose. É essencial adotar medidas preventivas, como evitar o contato com água de enchentes, eliminar focos de água parada e priorizar a higiene para evitar complicações de saúde.”

Confira abaixo as principais doenças de origem hídrica, ou seja, aquelas transmitidas pelo contato com água contaminada durante enchentes:

Leptospirose

Leptospirose: Causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais. A infecção ocorre pelo contato com água ou lama contaminada. Os sintomas incluem febre, dores no corpo (especialmente nas panturrilhas), dor de cabeça e icterícia rubínica (pele e olhos amarelados, podendo apresentar tom avermelhado). Esses sinais costumam surgir entre 7 e 14 dias após a exposição à água contaminada.

Hepatite A

Hepatite A: Transmitida pelo consumo de água contaminada por fezes humanas, provoca inflamação no fígado e sintomas gastrointestinais. Os principais sinais são fadiga, dor abdominal, náusea, icterícia (pele e olhos amarelados) e fezes esbranquiçadas.

Diarreias infecciosas

Diarreias infecciosas: Podem ser causadas por bactérias como Escherichia coli e Salmonella, além de outros patógenos presentes em água e alimentos contaminados. Os sintomas incluem diarreia intensa, desidratação, cólicas abdominais, vômitos e febre.

Cólera

Cólera: Provocada pela bactéria Vibrio cholerae, é transmitida por água e alimentos contaminados. Os principais sintomas são diarreia intensa, desidratação, cólicas, vômitos e febre.

O Dr. Filipe Piastrelli reforça que essas doenças podem se manifestar de forma silenciosa, tornando essencial que qualquer pessoa que tenha tido contato com água contaminada busque ajuda médica o quanto antes.

O que fazer caso tenha contato com a enchente?

  • Descarte alimentos que tenham sido contaminados pela água;
  • Para limpeza dos locais proteja pernas e braços: utilize luvas, botas de borracha ou outro tipo de proteção como sacos plásticos duplos;
  • Tire a lama com vassoura, escova, água limpa e sabão. Já em superfícies, utilize produtos à base de hipoclorito de sódio (como água sanitária).
Infectologia Chuvas Intensas Texto

Veja Também

Leve Com Você

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store