Esse é o dilema de muitos brasileiros, principalmente nessa época do ano, marcada por calor intenso e chuvas de verão. Em questão de minutos, ruas e até residências ficam submersas em alagamentos. Além dos transtornos imediatos, a água contaminada transmite diversas doenças.
O infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Filipe Piastrelli, alerta sobre os riscos: “As chuvas de verão aumentam significativamente a exposição da população a doenças infecciosas, como a leptospirose. É essencial adotar medidas preventivas, como evitar o contato com água de enchentes, eliminar focos de água parada e priorizar a higiene para evitar complicações de saúde.”
Confira abaixo as principais doenças de origem hídrica, ou seja, aquelas transmitidas pelo contato com água contaminada durante enchentes:

Leptospirose: Causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais. A infecção ocorre pelo contato com água ou lama contaminada. Os sintomas incluem febre, dores no corpo (especialmente nas panturrilhas), dor de cabeça e icterícia rubínica (pele e olhos amarelados, podendo apresentar tom avermelhado). Esses sinais costumam surgir entre 7 e 14 dias após a exposição à água contaminada.

Hepatite A: Transmitida pelo consumo de água contaminada por fezes humanas, provoca inflamação no fígado e sintomas gastrointestinais. Os principais sinais são fadiga, dor abdominal, náusea, icterícia (pele e olhos amarelados) e fezes esbranquiçadas.

Diarreias infecciosas: Podem ser causadas por bactérias como Escherichia coli e Salmonella, além de outros patógenos presentes em água e alimentos contaminados. Os sintomas incluem diarreia intensa, desidratação, cólicas abdominais, vômitos e febre.

Cólera: Provocada pela bactéria Vibrio cholerae, é transmitida por água e alimentos contaminados. Os principais sintomas são diarreia intensa, desidratação, cólicas, vômitos e febre.
O Dr. Filipe Piastrelli reforça que essas doenças podem se manifestar de forma silenciosa, tornando essencial que qualquer pessoa que tenha tido contato com água contaminada busque ajuda médica o quanto antes.
O que fazer caso tenha contato com a enchente?
- Descarte alimentos que tenham sido contaminados pela água;
- Para limpeza dos locais proteja pernas e braços: utilize luvas, botas de borracha ou outro tipo de proteção como sacos plásticos duplos;
- Tire a lama com vassoura, escova, água limpa e sabão. Já em superfícies, utilize produtos à base de hipoclorito de sódio (como água sanitária).