Hospital Alemão Oswaldo Cruz investe em gestão hídrica sustentável e reforça compromisso com sustentabilidade

Data: 20/03/2025 Publicado em: ESG INSIDE

No Dia Mundial da Água (22/3), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz reafirma seu compromisso de sustentabilidade ao avançar em seu projeto de independência hídrica. A iniciativa integra um conjunto de medidas voltadas à gestão responsável dos recursos naturais, alinhadas à agenda ESG, e tem como objetivo garantir mais segurança operacional, reduzir custos e minimizar impactos ambientais.

A inciativa inclui a perfuração de um poço semiartesiano de aproximadamente 190 m, a interligação dos 13 reservatórios do hospital, que juntos armazenam 1.297 m³ de água, e a instalação de uma estação de tratamento com capacidade para processar até 15.000 m³ por mês.

O projeto também incluí o uso de água de reuso para irrigação de áreas verdes e vasos sanitários, tornando o consumo ainda mais eficiente. Com essas medidas, o hospital reduzirá em 20% seus custos com água e diminuirá sua dependência do abastecimento público, tornando-se mais resiliente diante de possíveis crises hídricas.

Nosso objetivo é assegurar um fornecimento contínuo e seguro de água, essencial para as atividades hospitalares. Essa independência fortalece a instituição e reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação na gestão de recursos”, afirma Tarcísio Marques, gerente de Engenharia Clínica do hospital.

A gestão eficiente da água tornou-se uma preocupação crescente devido às mudanças climáticas e ao aumento do consumo global. De acordo com o Relatório Mundial sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021, a utilização de água doce aumentou seis vezes no último século e continua a crescer cerca de 1% ao ano.

Em hospitais, onde a oferta de água é fundamental tanto para o atendimento aos pacientes quanto para o funcionamento de equipamentos, garantir um abastecimento seguro e sustentável é um desafio estratégico.

O projeto também fortalece o compromisso do hospital com a agenda ESG, permitindo um modelo de operação mais sustentável. Um estudo publicado pela Revista da Escola de Enfermagem da USP em 2022 analisou 28 pesquisas científicas e concluiu que práticas sustentáveis em hospitais, como o uso racional da água e energia, a redução de efluentes e a adoção de fontes alternativas de abastecimento, são essenciais para minimizar os impactos ambientais dessas instituições. Além de preservar recursos naturais, essas ações aumentam a eficiência operacional e reforçam a responsabilidade ambiental do setor da saúde.

Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelo crescimento da demanda por recursos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz segue investindo em soluções inovadoras para garantir um atendimento de qualidade sem comprometer o meio ambiente.


Veja também

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store