Crossfit: como escolher um tênis para melhorar o desempenho nos treinos

Data: 21/03/2025 Publicado em: ESTADÃO RECOMENDA/SÃO PAULO

Escolha errada pode aumentar o risco de lesões; bons modelos oferecem equilíbrio de acordo com os exercícios mais realizados

Diferente dos treinos tradicionais, o crossfit combina movimentos de alta intensidade, como saltos, corridas curtas, levantamento de peso e exercícios de ginástica. Isso exige um tênis que ofereça suporte adequado para diferentes tipos de impacto e estabilidade para evitar lesões.

Segundo João Polydoro, ortopedista e médico do esporte do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, escolher o modelo errado ou ficar muito tempo com o mesmo calçado pode comprometer a execução dos movimentos e sobrecarregar articulações e músculos.

A seguir, o ortopedista explica quais critérios considerar na escolha e quando é hora de trocar o par. Confira.

Equilíbrio

Diferente dos tênis de corrida, que priorizam amortecimento, os calçados para crossfit devem equilibrar suporte e estabilidade. O tipo de treino define as prioridades. “Se o treino tem mais corrida, um tênis com amortecimento protege melhor as articulações. Já para o levantamento de peso, um solado rígido dá mais estabilidade. Quem treina um pouco de tudo deve buscar um modelo que equilibre essas características”, explica Polydoro.

Outro ponto a ser considerado é o material do solado. Borrachas mais firmes e aderentes são indicadas para exercícios como agachamentos e levantamentos, enquanto um solado mais flexível pode ser melhor para treinos dinâmicos.

Quando é recomendado trocar o tênis?

Mesmo um tênis adequado perde suas propriedades com o tempo. O desgaste do solado pode comprometer a aderência, aumentando o risco de escorregões, enquanto deformações na estrutura do calçado podem prejudicar a postura e a distribuição do peso nos exercícios. Além disso, um tênis desgastado pode alterar a pisada, favorecendo dores nos pés, tornozelos e joelhos.

Além do tempo de uso, que varia de seis meses a um ano, é essencial observar sinais como desgaste excessivo, deformidades e desconfortos, como bolhas e dores nos pés. Esses fatores indicam que está na hora de trocar”, alerta o ortopedista.

Um modelo é suficiente?

Como o Crossfit exige diferentes tipos de esforço, muitos praticantes optam por ter mais de um modelo para garantir segurança e desempenho. “Brincamos que o crossfitter precisa ter três tênis: um no pé e dois na mala”, explica o especialista.

Ter um tênis adequado para cada necessidade ajuda a evitar lesões e melhorar a performance nos treinos. Antes de escolher, vale avaliar a frequência e o tipo de treino mais comum na rotina para investir no modelo certo.


Conteúdo relacionado

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store