O Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro de referência no diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo.
O centro conta com uma equipe de especialistas renomados, que atuam em diversos núcleos, de forma integrada, para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.
Além da excelência da equipe médica e assistencial, o centro possui os mais avançados tratamentos e tecnologia de ponta, para garantir o melhor resultado possível para cada paciente.
O centro está comprometido com a preservação da saúde e qualidade de vida de seus pacientes, desde a prevenção até casos que envolvam medicina de alta complexidade.
Confira alguns dos serviços oferecidos pelo Centro Especializado em Aparelho Digestivo:
- Diagnóstico e tratamento de doenças do esôfago, estômago, intestinos, pâncreas, fígado e vias biliares;
- Cirurgias do aparelho digestivo;
- Endoscopia digestiva alta e baixa;
- Colonoscopia;
- Retosigmoidoscopia;
- Exames de imagem do aparelho digestivo;
- Nutrição enteral e parenteral;
- Cuidados paliativos.
Exames
É um exame complementar que identifica alterações na pressão dentro do canal e analisa a propulsão, contração e coordenação dos movimentos do órgão e de seus músculos (esfíncteres superior e inferior).
Indicação:
- Disfagia (dificuldade de engolir alimentos sólidos e líquidos) com causa obscura: acalasia, esclerodermia, espasmo difuso do esôfago, hipertensão do esfíncter inferior do esôfago, esôfago em quebra-nozes, entre outras;
- Avaliação da doença do refluxo gastroesofagiano;
- Dor torácica de origem não-cardíaca;
- Excluir doenças sistêmicas com possível envolvimento esofágico.
Método para diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico – DRGE por meio do monitoramento do pH do esôfago, que quantifica a exposição do esôfago ao ácido gástrico.
Indicação:
- Pacientes com sintomas sugestivos de Doença do refluxo gastroesofágico – DRGE que não apresentam esofagite ao estudo endoscópico.
Método para diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico – DRGE por meio do monitoramento do pH do esôfago, que quantifica a exposição do esôfago ao refluxo do conteúdo gástrico sendo ele refluxo de ácido, não ácido e de gás.
Indicação:
- Pacientes com sintomas sugestivos de Doença do refluxo gastroesofágico – DRGE que não apresentam esofagite ao estudo endoscópico.
Exame que estuda o ânus por meio da avaliação da pressão dos esfíncteres interno e externo do ânus, sua capacidade e sensibilidade, além do reflexo neural responsável pela movimentação do intestino.
Indicação:
- Constipação intestinal;
- Incontinência fecal;
- Fissura anal.
O exame usa a medida do hidrogênio da respiração para diagnosticar certas condições que desencadeiam sintomas gastrointestinais e que podem estar associados ao excesso do gás no intestino. Por meio do exame é possível detectar intolerância à lactose, à frutose, ao sorbitol e à xilose, além da síndrome do supercrescimento bacteriano.
Indicação:
- Supercrescimento bacteriano de intestino delgado;
- Síndromes de má digestão de carboidratos;
- Avaliar as condições associadas a distensão abdominal.
Equipes multidisciplinares
Nossas equipes multidisciplinares são compostas por médicos, cirurgiões, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos altamente qualificados, todos especializados em distúrbios do sistema digestivo. Eles trabalham em conjunto para oferecer a você o atendimento mais completo e personalizado.
Nosso centro é subdividido em sete núcleos especializados:
- Núcleo de Esôfago e Estômago;
- Núcleo de Vias Biliares e Pâncreas;
- Núcleo de Fígado;
- Núcleo de Hérnia;
- Núcleo de Gastroenterologia;
- Núcleo de Coloproctologia e Intestinos;
- Núcleo de Cirurgia do Aparelho Digestivo.