Os tumores de cólon e reto são uma classe de cânceres que afetam a parte final do sistema digestivo. Eles ocupam a segunda posição como tipo de câncer mais frequente tanto em homens quanto em mulheres, ficando atrás apenas dos tumores de próstata e mama.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER COLORRETAL?
Os sintomas do câncer colorretal podem variar dependendo do estágio da doença. Nos estágios iniciais, muitas vezes, o câncer colorretal não causa sintomas visíveis. À medida que a doença avança, os sintomas podem se tornar mais evidentes.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
PRESERVAÇÃO DE ÓRGÃO
Como nos tumores de reto existe maior chance de ser necessária uma ostomia e a função evacuatória pode piorar significativamente após o tratamento, prejudicando a qualidade de vida, alguns esforços adicionais são comumente sugeridos para permitir realizar procedimentos de menor porte ou até para evitar qualquer procedimento cirúrgico. Em alguns pacientes a radioterapia combinada com a quimioterapia (quimiorradioterapia) pode gerar uma grande redução no tamanho e até o desaparecimento completo da lesão.
Nos pacientes com desaparecimento da lesão após a quimiorradioterapia (resposta completa) pode ser feito acompanhamento com exames frequentes, evitando a realização de cirurgia. A estratégia para seguimento desses pacientes é chamada Watch and Wait e apresenta excelentes resultados funcionais e segurança no tratamento da doença, desde que se siga corretamente o acompanhamento, podendo ser necessária a realização de procedimento cirúrgico, caso haja qualquer sinal de retorno da doença. Em algumas situações, apesar de a lesão não sumir completamente, a persistência de uma lesão residual pequena após o tratamento, pode permitir um procedimento menos invasivo, a remoção local da lesão, sem a retirada de todo o reto.
As possibilidades de tratamento são dependentes de diversas características do paciente e, principalmente, do tumor, sendo necessária a avaliação minuciosa para definir as alternativas terapêuticas.
Perguntas frequentes
Os tumores de cólon e reto são uma classe de cânceres que afetam a parte final do sistema digestivo.
Os tumores de cólon e reto ocupam a segunda posição como tipo de câncer mais frequente tanto em homens quanto em mulheres.
A preservação de órgão é uma estratégia que visa evitar a necessidade de cirurgia radical, como a ostomia, e melhorar a função evacuatória após o tratamento.
A quimiorradioterapia pode reduzir significativamente o tamanho do tumor ou até mesmo levá-lo ao desaparecimento completo em alguns pacientes.
A abordagem Watch & Wait envolve o acompanhamento de pacientes que tiveram resposta completa à quimiorradioterapia sem cirurgia imediata, desde que sigam rigorosamente o acompanhamento médico.
A abordagem Watch & Wait apresenta excelentes resultados funcionais e segurança no tratamento da doença quando o acompanhamento é seguido adequadamente.