Independentemente do tipo, geralmente a hérnia surge simplesmente como um volume mole, de tamanho maior ou menor, que a princípio não dói nem causa grandes incômodos. A hérnia apresenta-se subitamente, como uma “bola” que aparece imediatamente após um esforço intenso, enquanto que noutros casos se forma lentamente com o passar do tempo.
Qualquer fato que aumente a pressão dentro da barriga como subir escada, acessos de tosse, ou esforços para evacuar, podem causar um aumento da hérnia. Normalmente os sinais visuais são vermelhidão ou inchaço e os incômodos podem aparecer em movimentos como entrar e sair do carro, por exemplo.
No entanto, com o passar do tempo, vai-se formando um tecido “duro” que fixa o saco herniário às estruturas próximas e o volume torna-se contínuo (persistente), já não podendo ser reintroduzido manualmente.
É possível que a hérnia se mantenha estável e que, mesmo quando ficar fixa ou presa, se tornar irredutível, não provoque mais do que os referidos incômodos durante toda a vida. Mas, se o saco herniário contiver uma porção do intestino no seu interior, existe sempre o perigo de que surjam complicações sérias.
FAÇA O DOWNLOAD GRATUITAMENTE