Inserção e origem de diversos grupos musculares, a bacia é local comum para o desenvolvimento de processos inflamatórios, com destaque para bursite trocantérica. Devem sem identificadas e tratadas precocemente para evitar cronificação.
O QUE FAZ A ORTOPEDIA?
Preparamos um material exclusivo explicando a área da Ortopedia e as principais formas de tratamento das doenças.
Faça o download gratuitamente:
Perguntas Frequentes
Uma tendinite é uma inflamação ou irritação de um tendão, que é um tecido fibroso que conecta um músculo a um osso.
Os sintomas incluem dor na área afetada, inchaço, sensibilidade ao toque e, em alguns casos, dificuldade em movimentar a articulação.
As tendinites podem ser causadas por lesões repetitivas, envelhecimento, sobrecarga dos tendões, movimentos bruscos ou más posturas.
Existem vários tipos, como tendinite no ombro (ombro de nadador), tendinite patelar (joelho do saltador) e tendinite de Aquiles (calcanhar de Aquiles).
O diagnóstico geralmente envolve um exame físico, histórico médico, exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética, e, às vezes, exames de sangue.
O tratamento inclui repouso, aplicação de gelo, fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios, órteses, e em alguns casos, injeções de corticosteroides.
O tempo de recuperação varia dependendo da gravidade da tendinite, mas pode levar de algumas semanas a meses com o tratamento adequado.
Complicações incluem a cronicidade da condição, danos permanentes aos tendões e limitações na função.
Você pode reduzir o risco de tendinites mantendo uma técnica adequada durante atividades físicas, aquecendo e alongando antes do exercício, e evitando movimentos bruscos e repetitivos.
Você deve procurar um médico se sentir dor persistente e inchaço em uma área específica, especialmente se isso estiver afetando suas atividades diárias ou o sono, pois isso pode indicar uma tendinite que requer tratamento adequado.