Assistir aos jogos da Copa do Mundo requer cuidados com o coração

São Paulo, 13 de junho de 2018 – Os fanáticos por futebol costumam ficar tensos quando a seleção brasileira de futebol entra em campo durante os jogos da Copa do Mundo. Durante o Mundial da Alemanha, em 2006, um grupo de pesquisadores avaliou a incidência de emergências cardíacas em hospitais da cidade de Munique, nos dias de partidas da seleção alemã, e comparou com os mesmos períodos em anos anteriores, que não aconteceram o campeonato. Os dados mostraram que nos dias de jogos da seleção da Alemanha, a incidência de pacientes em emergências cardíacas nos hospitais foi aproximadamente três vezes maior, sendo os diagnósticos mais comuns o infarto do miocárdio, angina instável, hipertensão arterial e arritmias cardíacas. O mesmo quadro, segundo os pesquisadores, também foi visto em outros países em situações distintas de estresse da população, tais como terremotos e outras grandes catástrofes.

De acordo com o Dr. Helio Castello, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o fato se deve provavelmente pelo aumento súbito da carga de estresse, que causa maior liberação de substâncias que desencadeiam aumento nos níveis de pressão arterial, maior frequência cardíaca e consequentemente maior força de trabalho do coração e, portanto, maior consumo de oxigeno pelo músculo cardíaco. Desta maneira, pacientes que previamente apresentam obstruções coronárias, predisposição para arritmias ou hipertensão, disparariam um gatilho que causaria uma emergência cardiovascular.

O especialista alerta que, mesmo em dias de jogos, os torcedores com problemas cardiovasculares e os hipertensos não devem deixar de tomar a medicação prescrita pelo seu médico. “Em dia de jogo, é comum reunir amigos e familiares, consumir alimentos ricos em açúcares e gorduras, muitas vezes acompanhados de bebida alcoólica. A euforia da partida não pode ser pretexto para o paciente deixar de tomar sua medicação e descuidar da saúde”, afirma Castello.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, a Instituição completou 120 anos em 2017. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes (mariateresa.moraes@conteudonet.com).
Alessandra Miranda (alessandra.miranda@conteudonet.com).
Mayara Toni (mayara.toni@conteudonet.com).
Thaynara Dalcin (thaynara.dalcin@conteudonet.com).
Roberta Montanari (robertamontanari@conteudonet.com).
Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com).
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0852.
Rafael Peciauskas – rpeciauskas@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0096.

Data: 20/06/2018 Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store