Para atingir suas metas para 2025, crie hábitos melhores

Esses itens fazem parte de boa parte das listas de metas para 2025 da população. Isso porque ter aspectos importantes da vida, como saúde física, mental e financeira equilibrados, é parte do que se entende como sucesso e, principalmente, como felicidade.

Mas a realidade é bem diferente: um estudo realizado pela Universidade de Scranton, na Pensilvânia, mostrou que apenas 8% das pessoas conseguem cumprir suas metas de ano novo.

Para mudar essa realidade, um bom começo é a definição de metas e o desenvolvimento de novos hábitos que estejam aliados aos objetivos esperados. Dr. Alaor Carlos de Oliveira Neto, Head do Serviço de Psiquiatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, apresenta algumas dicas de como cumprir suas metas para 2025.

Focar nos exercícios

Fazer terapia

Controlar gastos

Metas = bússolas

“As metas de ano novo que traçamos para nós mesmos precisam funcionar como bússolas orientadoras da direção a seguir, mas a jornada segue sendo de cada um de nós”, explica o especialista.

Para tanto é necessário manter a motivação, lidar com frustrações do percurso e evitar que os objetivos se tornem um fardo.

Aqui estão algumas dicas eficazes na hora de definir as metas:

  1. Defina metas realistas, específicas e objetivas: ao invés de “planejar ser mais saudável”, ou “de ter um corpo melhor”, defina metas como “fazer 150min de exercícios por semana” ou “perder 7kg”, ou “restringir doces para uma vez na semana”.
  2. Dívida metas em etapas: Quebre metas maiores em tarefas menores e alcançáveis. Isso facilita o progresso e mantém o ânimo. Se precisa perder 7kg ao longo de um, a meta deve ser 600g por mês.
  3. Priorize objetivos: Escolha algumas metas importantes ao em vez de tentar mudar tudo de uma vez.
  4. Seja realista: Leve em conta sua rotina, recursos e habilidades ao definir metas. É fundamental que as metas propostas tornem-se desafios motivacionais e não objetivos inalcançáveis.
  5. Celebre cada conquista: Reconheça e comemore cada passo dado firmado.
  6. Compartilhe suas metas: Contar para amigos e familiares aumenta o compromisso e o apoio. Hoje em dia aplicativos de compartilhamento de atividade física tornaram-se ferramentas poderosas de engajamento entre amigos.

“Aprender a lidar com as frustrações dentro do processo também é fundamental. Um plano teórico nunca será igual quando colocado na prática. Analisar o que não funcionou e ajustar a estratégia faz parte do processo. A vida é dinâmica e imprevistos acontecem. Adapte suas metas quando necessário”, comenta o psiquiatra.

Criar hábitos melhores é parte do caminho

Os hábitos se formam pela repetição de ações que geram recompensas. Estudos indicam que é mais fácil transformar um comportamento em hábito seguindo algumas etapas:

Escolha um gatilho claro

Esse será o ponto de partida do hábito, então precisa ser algo específico e recorrente. Assim, fica mais fácil lembrar e realizar a ação.

Por exemplo: após o café da manhã, fazer 10 minutos de alongamento.

Sem mudanças radicais

A ânsia em ver os resultados e a empolgação com o novo objetivo podem levar a mudanças extremas, o que acaba resultando na perda de interesse. Não seja radical. O novo hábito tem que se encaixar de forma natural na rotina; para isso, é necessário ir com calma.

Por exemplo: comece a corrida com 5-10 minutos e vá aumentando gradualmente.

Recompensa imediata

É difícil reconhecer as próprias conquistas, principalmente as pequenas, mas associar algo bom depois da realização da nova atividade reforça a importância da mudança e mantém a motivação.

Por exemplo: após se dedicar um tempo para meditação, a sensação de relaxamento mental e físico é a recompensa imediata, que precisa ser valorizada.

Se falhar um dia, retome no outro

Como explicado anteriormente, o hábito é formado pela repetição, e falhas pontuais não significam que tudo está perdido. O importante é retomar no dia seguinte.

Por exemplo: perdeu a calma? No dia seguinte, é preciso voltar ao foco de manter a tranquilidade, independentemente do que aconteça.

Resultados a curto, médio e longo prazo

Não se deve perder de vista o objetivo por trás de cada novo hábito e refletir sobre os benefícios que eles proporcionam ao longo do tempo.

Por exemplo: parar de fumar, a curto prazo, interfere na vida financeira, a médio prazo, na saúde, e a longo prazo, na longevidade e qualidade de vida.

Seja paciente

A mudança que você almeja não vai acontecer de forma repentina. É preciso aplicar esforço, determinação, garra e força para que isso aconteça. Estudos sugerem que leva cerca de 21 a 66 dias para formar um hábito duradouro, dependendo da complexidade da ação. Não se esqueça de que, no final, vai valer a pena.

“Mudanças de hábitos levam tempo. Não desista com o não surgimento dos resultados imediatamente. A água não fura a pedra pela força, mas pela constante repetição”, finaliza o médico.

Lembre-se: cuidar de si não é uma corrida, mas uma jornada.

Bem estar Texto

Veja Também

Leve Com Você

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store