Na saúde, esse ditado é comprovado
Fazem anos que não vou ao médico e estou me sentindo muito bem!
Por trás dessa frase podem estar escondidas diversas situações, que possuem algo em comum: o diagnóstico precoce seria um aliado importante na solução do problema. Não se trata de procurar doenças, mas sim de se cuidar e valorizar o bem mais valioso que existe: a saúde. E, para auxiliar na manutenção da saúde, uma ferramenta importante é a realização de check-up, que consiste em exames periódicos para saber, além de suposições, se o organismo está realmente saudável.
“A realização de check-ups periódicos está associada a um aumento na detecção de doenças crônicas, como depressão e hipertensão, e a melhorias no controle de fatores de risco, como pressão arterial e colesterol. De modo geral, o check-up aumenta a conscientização sobre a saúde e é capaz de diagnosticar e controlar condições clínicas e doenças”, explica o cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Fábio Gomes.
Não existe um consenso sobre a periodicidade da realização desses exames, porém, principalmente para pessoas acima dos 40 anos, o ideal é que seja realizado uma vez ao ano.
O check-up deve ser multidisciplinar, abrangendo as diversas áreas da saúde do indivíduo. Cada especialista tem uma abordagem específica e direcionada, o que otimiza e traz mais qualidade ao atendimento. Porém, segundo o especialista, não existe um padrão fixo de temas que devem ser investigados. A escolha deve estar relacionada ao risco ao qual a pessoa está exposta. Por exemplo, indivíduos com risco ocupacional relacionado a ruídos devem ser avaliados de maneira adequada. Nesse contexto, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e uma avaliação audiométrica são essenciais e podem trazer benefícios ao paciente.
De forma geral, deve-se priorizar a prevenção de doenças mais recorrentes, como cânceres ginecológicos, doenças cardiovasculares, cânceres e doenças urológicas. Um complemento interessante ao check-up pode ser realizado por especialidades como dermatologia, nutrição e psiquiatria.
Parte fundamental na realização do check-up é o retorno ao médico, que irá identificar e orientar cada paciente sobre como proceder para uma vida saudável.
“Estudos indicam que check-ups regulares estão associados a uma redução significativa na mortalidade cardiovascular e por todas as causas em idosos com hipertensão. A prevenção estimula o cuidado com a saúde e melhora a qualidade de vida e coloca o tempo a nosso favor pela saúde”, finaliza o médico especialista.
Três motivos para realizar o check-up:
A saúde é seu bem mais valioso e merece toda a atenção.
Doenças descobertas precocemente têm maior possibilidade de cura.
Conhecer seu organismo ajuda você a cuidar melhor dele.
Cuidado com as mulheres e com os homens
Além das especialidades citadas acima, tanto homens quanto mulheres devem procurar especialistas para exames periódicos adequados ao seu organismo.
Atenção mulheres:
Exames ligados aos órgãos femininos que devem ser realizados anualmente:
Papanicolau, que identifica alterações no colo do útero.
Ultrassom endovaginal.
Mamografia, indicada para mulheres acima dos 40 anos, com exceção daquelas que já possuem histórico de doenças na família, que devem começar a partir dos 30 anos.
Atenção homens:
Visite o urologista para orientação e cuidados, a partir dos 45 anos a visita deve ser periódica.